.png)
Eleva Saber | Jacqueline de Aquino Dumangin
Psicopedagogia na Maturidade
O papel fundamental do psicopedagogo é ajudar o sujeito superar suas dificuldades, pensar e refletir a fim de melhorar suas capacidades cognitivas.
No caso do idoso, suas dificuldades estão relacionadas às perdas ocorridas devidas o processo do envelhecimento. Com o tempo vamos diminuindo nossas habilidades, coordenação e outras funções cognitivas, devido à perda constante da massa cinzenta.
Percebe-se que a vida do idoso apresenta desafios, pois na grande maioria das vezes, o idoso não desenvolve mais as suas atividades rotineiras, trazendo solidão, além da depressão pelo fato de não conseguir executa-las. A vida começa perder sentido, devido à sensação de não conseguir contribuir com a sociedade.
​
Com o objetivo de evitar essa situação, o trabalho psicopedagógico, oferece ferramentas para auxiliar o idoso, no seu resgate cognitivo e emocional.
![psicopedagogos [psicopedagoga] "dificuldade para aprender" "psicopedagoga aconselhamento" "psicopedagogia em alphaville" "dificuldade de antenção" psicopedagoga psicopedagogo psicopedagogia "déficit de antenção" "tratamento na dificuldade de atenção" "diagnóstico na dificuldade de concentração" "psicopedagogo em santana de parnaiba" "déficit no ensino" psicopedagogas "tratamento na dificuldade de concentração" "dificuldade de concentração" "psicopedagogo em alphavile" "pedagoga alphaville" "dificuldades na aprendizagem" [psicopedagogo] "psicopedagoga em alphaville" "psicopedagogo aconselhamento" "diagnóstico psicopedagogo" "psicopedagogia em santana de panaiba" "diagnóstico na dificuldade de aprendizagem" "pedagogo alphaville" "tratamento psicopedagógico" "déficit de concentração" "dificuldade na aprendizagem" "diagnóstico psicopedagógico" "psicopedagoga em santana de parnaiba" "tratamento na dificuldade de aprendizagem" "dificuldades de concentração" "dificuldades de antenção" "psicop](https://static.wixstatic.com/media/6f67b0bffba80ca53830644bb2baa80f.jpg/v1/fill/w_469,h_269,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/6f67b0bffba80ca53830644bb2baa80f.jpg)

Material Utilizado
Diante de jogos de estratégias, atividades de memória, produções artísticas, entre outros desafios diversificados, é possível fazer com que o idoso resgate um pouco das suas vivencias, ativando novamente a memória e consequentemente as áreas neurais, não permitindo que as cognições já realizadas percam a sua funcionalidade, além disso, possibilitar que o cérebro continue ativo.
Por meio dos atendimentos o idoso expressa seus desejos, suas conquistas, suas ansiedades, seus medos e suas inquietudes, como também suas potencialidades. Diante das observações realizadas é aplicado o trabalho adequado de acordo com o que o idoso necessita, para assim possibilitar que ele se veja como sujeito que pode produzir para sociedade, e mais do que isso, para si mesmo,consciente da sua importância enquanto cidadão que ainda tem muito a realizar.
Durante toda a nossa vida, novas cognições cerebrais são geradas, mas ao parar com as atividades, os conhecimentos adquiridos ficam adormecidos ao ponto da pessoa perder suas habilidades e potencialidades.
O trabalho psicopedagógico não deixa que isto aconteça, o objetivo é fazer com que o idoso se sinta novamente ativo, ajudando-o a adquirir uma melhor qualidade de vida e possibilitar inúmeras possibilidades de realizações pessoais, interpessoais e social.